top of page

Sobre mim

Sou Cláudio Santos, instrutor de desenvolvimento do potencial humano e atuo em diversas áreas profissionais.

 

Há 10 anos não tenho emprego. Apenas faço as coisas que quero fazer, na hora que eu quero fazer, quando eu quero fazer e para quem eu quero fazer.

 

Nasci como todas as outras pessoas: sem inteligência e sem talento e fui deixado no hospital ao nascer. OU SEJA, NASCI ATÉ SEM FAMÍLIA.

 

Por muito tempo a vida foi bem desafiadora ou se preferir outra palavra, complicada, como você vai ler abaixo.

 

O que me fez chegar até aqui foi ter transformado todos os fatos da minha vida em degraus e, mais do que isso, ter subido cada um deles.

 

 

A MINHA HISTÓRIA

 

Abandonado ao nascer, infância boa e adolescência traumática

 

Em 6 de maio de 1976 uma mulher entra na maternidade "Gota de Leite" na cidade de Marília, interior de São Paulo, e anuncia que não ficará com o bebê.

 

Quatro dias depois, um casal rico e influente de uma cidade vizinha, vai até o hospital buscar esse bebê para entregá-lo de "presente" aos caseiros do sítio de sua propriedade.

 

A infância foi boa, morava em sítio e não faltava nada. Apadrinhado por pessoas altamente instruídas. Cenário positivo até 7 anos de idade, quando mudamos para a cidade.

 

Álcool e desentendimentos do casal comprometeram minha autoestimaAos 12 anos, o casal se separa e mãe com dois filhos segue outro caminho, mudando-se para São Paulo. 

 

Tempos depois, uma nova família se formou e as coisas foram de mal a pior por muitos e muitos anos, já que o consumo de álcool e desentendimentos eram mais intensos.

 

Vivendo nesse cenário fui ficando retraído, tímido, com medo e veio a depressão que quase me levou a tirar a própria vida duas vezes.

 

 

Saltei de um trem desgovernado e pulei em outro sem saber para onde ia

 

Aos 22 anos, decidi que sairia de casa para iniciar uma nova e promissora vida e decidi que venceria todos os obstáculos para ser feliz.

 

Nessa época trabalhava numa indústria de autoadesivos e estava me destacando pelo empenho e capacidade de aprender. E aproveitei para mergulhar ainda mais no trabalho.

 

Com três anos nessa empresa, uma colaboradora da área de vendas me estimulou a fazer uma faculdade. Mas eu, pessimista e depressivo, perguntei:

"Como vou fazer uma faculdade se não terei dinheiro para pagar?"

E ela me fez outra pergunta:

 

"Você já prestou vestibular alguma vez para ver se passa?"

 

E eu rebati com a seguinte afirmação:

"Vou prestar vestibular pra que se não vou passar mesmo?"

E então ela encerrou o assunto dizendo: 

"Nunca prestou um vestibular para ver como é e acredita que não vai ter como pagar a faculdade. Você vai morrer pobre e burro se não mudar sua maneira de pensar."

Decidi prestar vestibular para mostrar que eu estava certo. E sabe o que aconteceu? Eu passei no vestibular, comecei a fazer a faculdade de administração fui "dando meus pulos".

 

No segundo semestre da faculdade uma amiga da turma me indicou na empresa onde trabalhava e tudo mudou radicalmente, mas dessa vez para melhor. Muito melhor.

 

Conheci outro "mundo" e aprendi a superar os traumas com ajuda de amigos e de terapia. Hoje uso a minha história para motivar pessoas nas palestras e cursos que ministro.

 

 

Pensei que nunca conquistaria nada, mas estava errado

 

A maior conquista foi ter pulado de um trem desgovernado para outro sem saber seu destino. Claro que atingi outras conquistas, mas são consequências dessa atitude.

 

Durante o período da faculdade tive a oportunidade de conhecer pessoas incríveis e lugares espetaculares pelo Brasil:

 

- Fiz a primeira viagem de avião, para Porto Seguro.

- Fui para Brotas pela primeira vez praticar esportes radicais.

- Conheci lugares que nunca imaginei que existiam.

- Fiz minha primeira viagem internacional, para a Itália.

 

Logo após concluir a faculdade, realizei mais uma grande conquista:

 

A segunda maior conquista é a liberdade para fazer o que quero e o que gosto. A terceira maior conquista é poder viajar e conhecer lugares pelo mundo.

 

Comprei minha casa baseado na fé e coragem, já que não tinha recursos suficientes.

 

 

Uma coisa leva a outra coisa muito melhor

 

Aprendi que quando você faz bem um trabalho receberá em troca novas oportunidades de se desenvolver em tarefas que jamais imaginou fazer.

 

A primeira experiência em ministrar treinamentos foi aos vinte e poucos anos quando fui destacado pelo gerente industrial e pelo gerente administrativo devido meu interesse em aprender sempre mais.

 

Eu fui responsável em treinar os funcionários da fábrica a utilizar os computadores e software de gestão para apontamento de produção e geração de etiquetas de identificação.

 

Anos mais tarde, trabalhando numa empresa de TI, fui convidado a integrar o time de 16 profissionais que seriam desenvolvidos para dar treinamentos de software para funcionários de diversas áreas.

 

Nessa experiência ficou claro que dali em diante minha vida profissional tomaria outro rumo. E já tinha aprendido as técnicas para lidar com a timidêz.

 

 

Joguei tudo para o alto para viver exclusivamente desenvolvendo pessoas

 

Em 2007 resolvi que não dava mais para adiar o sonho de trabalhar exclusivamente com treinamentos. E foi então que uma amiga me indicou para um instrutor do SENAI que estava selecionando pessoas para dar treinamentos.

 

Foi uma apresentação rápida, peguei uma cadeira e sentei ao lado do instrutor. O bate papo foi rápido, porque os alunos chegaram em seguida para iniciar a aula de logistica.

 

Minutos depois da aula iniciada, o instrutor anuncia minha presença dizendo:

"Temos aqui hoje o instrutor Cláudio e ele vai conduzir a aula com vocês".

Tomei aquele choque tremendo, mas pensei: 

"É a oportunidade da minha vida e eu vou agarrar com tudo".

Levantei, agradeci ao instrutor, cumprimentei os alunos, perguntei quem já trabalhava na área de logística, minha tensão foi diminuindo e fiquei menos desconfortável.

 

Disse aos alunos que faríamos uma troca de experiências naquela aula e que eu poderia responder as dúvidas sobre a profissão e carreira na área de logística.

 

Os alunos começaram a interagir comigo e acabei ocupando as 3 horas de aula do dia. Eu já tinha certeza que queria fazer aquilo pelo resto da vida e essa experiência confirmou que era essa a estrada a percorrer.

 

No mesmo dia o professor me levou até o coordenador, me apresentou e disse:

"Esse é o instrutor que precisamos. Não sei se ele sabe sobre logística, mas conseguiu prender a atenção dos alunos por 3 horas".

Um mês depois já estava ministrando minha primeira turma e avancei a cada dia. Eu me envolvia em muitas atividades e fui conquistando espaço para me desenvolver.

 

Tempos depois fui convidado para ministrar treinamento de informática básica devido a falta de instrutores e mesmo sem nunca ter feito um curso, o resultado foi ótimo.

 

Com essa experiência, perceberam que onde me colocassem eu desenvolveria. Então comecei a ministrar treinamento de liderança e gestão de pessoas, com 42 hora de duração.

 

Na sequência fui convidado a ministrar meu primeiro treinamento de gestão numa empresa. Fui parar logo numa multinacional do ramo automobilistico.

 

Vou fazer uma lista com alguns dos treinamentos que ministrei nos últimos anos.

 

- Liderança e desenvolvimento do potencial humano - 160 horas

- Treinamento de competidores da Olimpíada do Conhecimento

- Lideraça e Gestão de Pessoas

- Comunicação Interpessoal

- Gestão de Pessoas - no curso técnico de Redes.

- Relações Humanas no Trabalho - no curso técnico de Eletroeletrônica

- Desenvolvimento Comportamental - nos curso de ferramenteiro de corte e dobra

- Empreendedorismo

- Ensino Correto de um Trabalho

- Logística Básica e Logística Industrial Integrada

 

E cabe citar também algumas das empresas e instituições atendidas.

- SENAI

- CACAU SHOW

- DELPHI

- TRELEBORG

- CECIL

- INTELCAV

- INTERLIGHT

E daqui pra frente

 

Eu tenho uma certa inquietação que me leva de tempos em tempos pular novamente do trem, embora nunca mais estive dentro de um trem desgovernado.

 

No auge de um trabalho muito bem feito e amplamente reconhecido como você pode ler nos depoimentos, resolvi que o que estava bom poderia ficar ainda melhor.

 

Após 3 anos testanto ferramentas, dinâmicas e recursos para desenvolver o potencial humano, identifiquei que posso levar meus treinamentos a mais pessoas e lugares.

 

Depois de muita pesquisa para entender os caminhos necessários para isso, identifiquei na internet o melhor lugar para desenvolver o potencial humano.

 

A internet não tem fronteiras, está presente em computadores, tablets e celulares e permite ministrar treinamentos de desenvolvimento humano em qualquer lugar.

 

Atualmente presto assessoria para pessoas que querem ter um currículo que chame atenção, ótimo desempenho nas entrevistas e excelentes resultados nas dinâmicas de grupo.

 

Também realizo assessoria para alunos e suas famílias sobre as dúvidas que tem sobre que faculdade fazer.

 

Realizo ainda consultoria para pequenos empreendedores que desejam organizar suas empresas para reduzir custos e prejuízos.

 

 

Um método fora do comum de fazer as coisas

 

Durante boa parte da minha vida, sobretudo a parte mais dramática, muitas pessoas me deram "receitas" de como mudar a situação. 

 

Não vou negar. Utilizar algumas dessas receitas até perceber que teria que mudar a situação do meu jeito, ou seja, sem "receitas mirabolantes" ou "fórmulas mágicas".

 

Desenvolvi um esquema de assessoria que consiste em provocar meu cliente a encontrar dentro de si a maneira mais adequada de superar suas dores e frustrações. 

 

Meu trabalho consiste em caminhar lado a lado com o cliente fazendo brotar dentro dele o que precisa e não em possíveis regras ou passo a passo.

- ITAIPAVA

- ITB

- FRIOZEM

- ONROM

- GRUPO VOTORANTIN

- EXÉRCITO BRASILEIRO

- PREFEITURA DE BARUERI

bottom of page